Café escurece os dentes? 
 
MITO ou VERDADE? 
 

Eu adoro começar o dia com um cafezinho, esse é um hábito muito comum entre nós brasileiros, mas aí vem aquela dúvida: 

SERÁ QUE O CAFÉ VAI MANCHAR MEUS DENTES? 
 

A pigmentação dentária está normalmente associada ao processo de envelhecimento natural dos dentes, mas também está relacionado com a pigmentação da nossa dieta alimentar.  
 
A estrutura dental possui “pequenos poros” por onde as moléculas escuras podem penetrar e se ligarem a estrutura mais interna do dente, a dentina. 

O Café, assim como outros alimentos cromogênicos como chás, chocolate, açaí, suco de uva, vinho tinto, molho de tomate industrializado, também contribuem com o manchamento e amarelamento dos dentes. 

Então, o que fazer?  
 
Deixar de tomar café, comer chocolate ou tomar um bom vinho??? Não precisa!!! 

Anota as dicas: 
 

1)   Sempre que possível, após a ingestão destes alimentos, escove os dentes ou pelo menos enxágue ou beba um copo de água; 
 

2)  Comer uma maçã após a ingestão destes alimentos ajuda a higienizar os dentes, aumenta o PH da boca e a produção de saliva, 

3)   Beba com canudinho os sucos que contenham mais corantes. 

 
As manchas mais superficiais podem ser removidas com uma boa escovação, mas as mais intrínsecas precisam da PROFILAXIA PERIÓDICA e do CLAREAMENTO DENTAL. 
 

Avalie como andam suas manchas, a cor dos seus dentes e se precisar estamos aqui, ligue e agende sua consulta de controle periódico! 

Sorria!!! O seu sorriso contagia e pode mudar o dia de alguém! 

Saúde e paz!!! 

Um forte abraço, 

Dra. Déborah Brochado e Equipe Spazio Duo